Passar para o conteúdo principal

Conselho da União Europeia aprova legislação para utilização da Inteligência Artificial

O Conselho da União Europeia (UE) procedeu, na passada semana, à aprovação final da Lei da Inteligência Artificial (IA). Com esta legislação, a primeira a nível mundial para esta tecnologia, pretende-se proteger os direitos fundamentais, a democracia, o Estado de direito e a sustentabilidade ambiental da IA de alto risco e, ao mesmo tempo, apoiar a inovação e apresentar a Europa como líder neste domínio.

Podcast European Schoolnet: “Upscaling Innovation across European Schools”- Participação de Portugal

"Upscaling Innovation across European Schools” é o título do segundo episódio do Podcast European SchoolNet. 
Carla Barros Lourenço, do Ministério da Educação em Portugal; Jana Op de Beeck, do Ministério da Educação da Flandres e José Fernández, do Ministério da Educação de Espanha, deram a conhecer as iniciativas desenvolvidas nos respetivos países, com vista à modernização da educação.

Este foi mais um dos episódios do Podcast European SchoolNet durante o qual se discutiu o papel crucial da inovação na definição do futuro da aprendizagem.

“Portugal’s digital transition strategy for education” - Estudo de Caso da European Schoolnet

A Direção-Geral da Educação divulga o estudo de caso Portugal’s digital transition strategy for education, elaborado pela European Schoolnet. Trata-se do primeiro, de vários estudos de caso de mudança de sistema, do recém lançado Laboratório de Aprendizagem de Políticas Educativas da European Schoolnet, que irá investigar a mudança de sistema na educação, com foco na transformação digital e inovação social associada.

Ciclo de Seminários - Programação e Robótica na Escola

Na sequência da iniciativa “Programação e Robótica na Escola", a Direção-Geral da Educação organizou um ciclo de seminários online, o qual decorreu entre 23 de fevereiro e 20 de junho de 2023, com o objetivo de divulgar práticas de referência, através da utilização de tecnologias digitais, em particular aquelas que procuram desenvolver o pensamento computacional, tendo sido finalizado.

Programação e Robótica na Escola - Ciclo de Seminários - Seminário 6

No âmbito da iniciativa "Programação e Robótica na Escola", a Direção-Geral da Educação tem vindo a dinamizar um ciclo de seminários online com o objetivo de divulgar práticas de referência, através da utilização de tecnologias digitais, em particular aquelas que procuram desenvolver o pensamento computacional. A participação dos docentes no total dos seis seminários confere-lhes a certificação correspondente a duas Ações de Formação de Curta Duração (AFCD), devidamente acreditadas.

Programação e Robótica na Escola - Ciclo de Seminários - Seminário 5

No âmbito da iniciativa "Programação e Robótica na Escola", a Direção-Geral da Educação tem vindo a dinamizar um ciclo de seminários online com o objetivo de divulgar práticas de referência, através da utilização de tecnologias digitais, em particular aquelas que procuram desenvolver o pensamento computacional. A participação dos docentes no total dos seis seminários confere-lhes a certificação correspondente a duas Ações de Formação de Curta Duração (AFCD), devidamente acreditadas.